Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/etsnaterra38/public_html/includes/BD.class.php on line 12
ETs na Terra - Laboratório Espacial Gaia
Ano: 2015
Duração: 36 minutos
Qualidade: Mp3 320 kbps stereo lo-fi

Entre recursos sonoros mais experimentais e melodias revisitadas, essa coleção de músicas passa a ideia de que o planeta Terra pode ser apenas um grande laboratório, onde tudo e todos fazem parte de uma grande experiência de cientistas espaciais. “The Truman Show”, só que maior.

Depois que uma espaçonave erroneamente pegou o Buraco de Minhoca #11, seus tripulantes sintonizaram algumas lamentações vindas de um planeta azul um pouco redondo e resolveram passear mais perto.

Passeando na Terra é a música mais longa do álbum. Seus quinze minutos de duração pode ser algo que entedie, mas foi a forma que eu encontrei de descrever musicalmente a rotina chata dos humanos da Terra, onde os passeios acabam sendo nos mesmos lugares. Essa faixa é em sua maioria composta de música aleatória gravada em parques, ruas, supermercados, carros, restaurantes, entre outros... um repeteco recauchutado, um dia igual ao outro, tudo previsível, do jeito que “alguém” planejou.

Pela terceira vez, mais uma parte d'A História de Uma Vizinha e Seu Chá de Cogumelo foi musicada. Dessa vez, nossa “querida amiga” pensou em ler alguma bíblia logo antes de receber um pensamento descontente vindo de perto. Suas condições psíquicas não lhe deixaram fazer nada, mas lhe fizeram entender que aquilo era só mais uma forma de fuga da sociedade, como uma dose de algo forte que afoga uma ou duas mágoas. A conclusão foi de que nada é tradicional, e toda ideia absurda é válida.
Já sobre a faixa 4, ….

A última faixa do álbum, Nova 02, era parte do primeiro álbum do ETs na Terra, mas somente seis anos depois consegui reconstrui-la em modo instrumental, pra lembrar de singularidades boas sem pronunciar estrofes não boas.

Apesar de requerer um pouco de paciência de quem o ouve, Laboratório Espacial Gaia pode ser uma boa para quem gosta de algo diferente.

Use fone de ouvido individual. ;)